MOVIMENTOS E GRUPOS CATÓLICOS

Participe de um dos movimentos Católicos. Eles são as portas de entrada para a vida Cristã.

Movimentos Católicos.

EJOC

O que é o EJOC?

O EJOC (Encontro de Jovens com Cristo) é um movimento católico tradicional em Taguatinga que vem produzindo cada vez mais frutos de fé, alegria e esperança e animando a juventude cristã.

Atividades do EJOC no Santuário

Os jovens e casais encontreiros têm trabalhado não só nos dois dias do Encontro, mas também vêm se dedicando a outras atividades promovidas pelo Santuário e pela Arquidiocese de Brasília. Na Paróquia, participam de espiritualizações, ajudam na liturgia da missa das 20 horas aos domingos, auxiliam em eventos missionários, religiosos e em campanhas sociais.

O EJOC realiza reuniões e dias de formação espiritual, tardes de louvor e adoração a Deus, vigílias, promove campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos, visita a creches e asilos e agora conta com um grupo de canto, o Coral do EJOC.

“A comunidade Ejoquiana é muito numerosa e não há a possibilidade de convidarmos todos os encontreiros para trabalhar nas equipes do Encontro. Por isso, é interessante que os Ejoquianos procurem se engajar em outros grupos e projetos do EJOC e das demais pastorais”, afirma Guto (ex-integrante do grupo dirigente). “Temos a intenção de formar ainda um grupo de teatro e de vigília e de incentivar todos os ejoquianos que porventura não tiverem feito a Primeira Comunhão e o Crisma a vivenciar esses sacramentos. Queremos diversificar e explorar ao máximo os dons e serviços missionários na Igreja. Afinal, os jovens – em harmonia com casais, crianças e idosos – precisam crescer espiritualmente e demonstrar, por meio de obras concretas e testemunhos, a sua parcela de compromisso cristão e de responsabilidade”.

Como participar do EJOC?

Para participar do movimento EJOC, é necessário primeiramente participar do Encontro.

O EJOC é realizado 2 ou 3 vezes por ano, dividido por faixa etárias.

• Jovens de 17 a 24 anos (Ejoquinho)

• Jovens a partir de 25 anos (Ejocão)

Para participar, é necessário fazer a inscrição. Aproximadamente 2 meses antes de cada encontro, o EJOC faz um dia de inscrições para os interessados em fazer o EJOC. Infelizmente as vagas são limitadas, visto que não temos espaço físico para acolher todos os interessados

Coordenadores: Vários

Entre em contato pelo

Neo Catecumenato

Responsável por promover o itinerário de aprofundamento na fé através das etapas do batismo, com evangelização.

Coordenador: Hélio e Antéria

Contato: 61 8455-7758 - 8217-8741

Renovação Carismática Católica.

Responsável por evangelizar através de atitudes de orações de louvor e pregação, visando a libertação, a cura e a salvação da humanidade.

Coordenador: Ivone, Lolita, Antonieta

Contato: 61 99221-9821/ 98163-7131/ 98415-4977

ECC

Responsável por evangelizar a família, despertando nos casais o desejo e a necessidade de participar da vida paroquial e comunitária, mostrando pistas para que os casais se reencontrem consigo, com os filhos e com Cristo.

Missa do ECC: Sábado, as 19h

Coordenadores: Airton e Vânia

Contato: 61 99658-1737

Reunião: alternadas

Legião de Maria

Santificação Pessoal pela vivência de uma espiritualidade Mariana, expressa no desempenho de tarefas apostólicas (visitas domiciliares, a enfermos, a idosos, etc)

Coordenadores: Olegário

Contato: 61 9987-8150

Apostolado de Oração

A oração é o ponto máximo do apostolado. Colocamo-nos a serviço orando pelas pastorais, pelo clero e pelo mundo inteiro (Adorações, terços, vigílias, etc) .

Coordenadora: Ivani

Contato: 61 99684-9615

SAEC

SAEC (Somos Adolescentes Encontrando Cristo) é um grupo de jovens que foi formado no dia 19/11/1988 por um grupo de amigos que cantavam na Crisma deste Santuário, que, para continuar com um contato permanente, decidiram realizar encontros periódicos. O SAEC tem por finalidade:

• Acolher os adolescentes, sendo continuidade do Sacramento da Crisma, de modo a mostrar a eles a autêntica imagem cristã e incentivá-los no progresso de sua vida espiritual;

• Dar ao jovem vivência litúrgica e sacramental dentro de uma responsabilidade da Igreja;

• Formar uma comunidade apostólica de jovens que tenham vivência evangélica nos planos humanos, social e espiritual

• Obter uma maior profundidade nos sacramentos da Igreja.

Para uma maior vivência social, o SAEC promove trabalhos sociais, tais como, visita a asilos, creches, orfanatos, bem como a integração com o próprio Santuário. E para uma maior vivência espiritual promove eventos, tais como, encontrinhos, encontrões, retiros, reuniões semanais (para debate de temas, orações e dinamizações), novenas, adoração ao Santíssimo, encenação da Via-Sacra, entre outros eventos comemorativos e ajudam na liturgia das 10 horas aos domingos, contando também com o apoio musical do coral do SAEC.

Para participar do SAEC é importante que se faça o Encontrinho, que ocorre duas vezes por ano, com a idade mínima de 14 anos, ou ir à salinha do grupo aos sábados às 15h30min.

Coordenadora: Giovana e Isabela

Contato: 61 98219-0377 /99264-8968

Comunhão e Libertação

Coordenadores: Sêmia e Patricia

Contato: 61 8109-8282

Grupos Católicos.

Focolares

Coordenadores: Julio e Nilva

Contato: 61 9696-7372 - 9696-7372

Terço dos Jovens

Coordenador: Lidiane, Marcelo e Gisa

Contato: 61 9642-3447

Terço dos Homens

O terço foi idealizado pelo Padre Fausto e hoje conta com 18 integrantes. Com uma participação ativa em nossa comunidade em vários eventos são responsáveis pela Liturgia em algumas Missas.

Não há nenhum pré-requisito para participar, além de fé e boa vontade, sem limite de idade.

Tadas as reuniões são todas as terças-feiras às 20:00h na Sala 5 do Centro Catequético do Santuário.

Coordenador: Lázaro

Contato: 61 9985-4476